segunda-feira, 12 de abril de 2010

pés no chão


fotografia: FingerTiips
em olhares.aeiou.pt/FingerTiips

Encontro o sítio ideal: planície verdejante, fresca, sem sombras.
Está um dia verde. Lindo. O sol ilumina-me a face e aquece-me, num abraço gigante, todo o corpo.
Deito-me na relva e medito. Sinto o chilrear arritmado, a confusão sonora de asinhas secas que batem umas contra outras, no desespero necessitado de voar. São aos montes. Montes de asinhas voam em torno do meu corpo, batendo e batendo, insectos e aves, frágeis, voam, tal como eu.
Sinto a relva a puxar-me num emaranhado forte e contínuo. Sinto que me puxa, tão calmamente quanto o girar deste mundo, para o centro da terra. E não tenho medo. Deixo-me ser levada, é bela a sensação de impotência desejada, é bela a projecção tal que pontua a desvalorização do corpo físico. E vou indo, mas vou ficando. A minha energia é mandada voar para o imenso infinito, mas eu não quero. Eu não necessito do infinito roxo se ele me é já tão conhecido, como a minha própria morada. Infrinjo, na potencialidade mais pura de preocupação com a necessidade própria. E fico. Deitada, no lugar do meu físico, vou sentindo o vento que me elucida à vida terrena. Vou sentindo as patas fragilmente finas dos bichinhos que me percorrem os braços, procurando o que nem eles sabem. Mas eu sei.
Quero raízes, quero vermelho, quero fogo, quero cristais, quero terra, quero instinto. Quero sentir a energia que me puxa os pés ao chão. Quero pousar-me, tocar a planície, aninhar-me numa árvore e ser a sua meditação eterna.
E quero tudo isto para um dia saber, conscientemente, todo o tempo que voei sem saber.

5 comentários:

  1. Nada melhor do que sentir o coração das coisas... Sentir o que nos trasmitem. E a natureza é o sitio ideal para isso; encontra a tua planicie verdejante, sente a energia dela, sê parte dela!

    Agarra o teu Fogo, o teu vento, o teu mar e a tua terra - dá-lhes alma - e sê feliz!

    ResponderEliminar
  2. E querer é poder! E esse verdinho constante
    seja de ti, como natureza parte integrante
    esvoaçante!

    beijinho dançante

    ResponderEliminar
  3. É tão bom sermos a natureza, sentirmo-nos infinito e ainda assim termos consciência do corpo que nos liga aqui. Este teu texto deu-me vontade de me encostar e voar... (suspiro)
    Tu sabes que voas, mesmo que não consigas provar :-)

    ResponderEliminar
  4. 'Procurando o que nem eles sabem'...
    Magnífico.

    ResponderEliminar
  5. O caminho faz-se andando.
    É teu o chão - bom percurso! :)

    ResponderEliminar